fbpx

Como ser mais eficiente na gestão de logística?

Uma operação na Terra dos Bons Ventos
abril 20, 2021
Tecnologia Mobile na Gestão da Empresa
junho 15, 2021
Show all

Como ser mais eficiente na gestão de logística?

O grande desafio das empresas na área de logística, não é somente entregar o que foi contratado, os desafios vão muito além. Existem muitos fatores atrelados ao cumprimento do prazo e a satisfação do cliente.

A gestão de logística moderna, deve se atualizar continuamente sobre as melhores práticas, enxugar os custos, investir em tecnologia e potencializar a produtividade da frota no mercado que está cada vez mais competitivo.

A frota brasileira registrou, de acordo com IBGE (2018), nos últimos 10 anos, um aumento de 77% na quantidade de veículos no país. Com o aumento do e-commerce, o meio rodoviário está sendo mais utilizado. A circulação nas estradas é cada vez maior e os prazos de entrega estão cada vez menores e mais desafiadores.

O conceito de Internet das Coisas – ou IoT do Inglês, Internet of Things – É algo muito falado atualmente em todas as áreas como na indústria, construção civil e transportes.

O conceito de conectar várias coisas pela internet, tem sido um divisor de águas da velha gestão de logística (controle no papel) com a gestão moderna e inteligente, com uma análise de dados e tomadas de decisões em tempo real.

A inovação tecnológica no setor de logística, tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Esse novo avanço realmente melhorou o resultado na gestão de frota.

Usando Internet das Coisas (IoT), apresentamos 3 aplicações que usamos esse conceito, para garantir a satisfação do nosso cliente com o serviço e o prazo acordado:

Segurança, é a nossa prioridade, pois a vida não tem preço.

A Makro, possui a frota monitorada com sistema de telemetria, que alerta se o motorista está cumprindo todos os parâmetros de segurança e dirigibilidade do veículo (limites de velocidade, aceleração, freada e RPM). As principais causas de acidente é o excesso de velocidade, cansaço e distração ao volante. Para aumentar a segurança nas nossas operações.

A Makro, adquiriu um dos mais novos e mais modernos sistemas, o sensor de direção segura. O sistema informa ao gestor e aos motoristas situações de sonolência, uso de celular, uso de cigarro, dentre outras situações de risco para parada do veículo, evitando acidentes.

A gestão de logística, sabe que é melhor evitar um problema no caminhão do que parar para corrigi-lo, com isso, nossos planos de manutenção preventiva, são bem elaborados e bem executados, para garantir uma maior confiabilidade, produtividade e rentabilidade da frota, sem paralisar as suas operações e/ou atrasar o prazo de entrega do nosso cliente. O sistema de telemetria integrado à rede CAN (Controller Area Network), e aos sensores do veículo faz diagnóstico e envia os eventos para manutenção do veículo como evento de baixa pressão do óleo do motor, temperatura do líquido de arrefecimento e tensão da bateria.

Investimos em software de gestão de logística, para traçar e monitorar a rota ideal e autorizada pelos órgãos responsáveis, controlando o tempo de deslocamento e paradas.  A área de CCO (Centro de Controle Operacional), utiliza o software e age para garantir aderência ao que foi planejado para cumprimento do trajeto.

A transparência, é um fator primordial, pensando nisso nossa área de CCO compartilha a localização e movimentação do veículo no sistema, para o cliente acompanhar em tempo real a sua carga através de reports.

× Atendimento Comercial