fbpx

Qual é a diferença entre Guindauto (Munck) e Guindaste?

Makro no Top Crane 2021
novembro 23, 2021
Importância do Plano de Rigging para a Segurança nas Operações
dezembro 13, 2021
 

Existem diversas soluções para realizar movimentações de cargas, onde os mais conhecidos são os Guindastes convencionais e Guindautos. Algumas pessoas não sabem a diferença, entre os dois equipamentos e em quais contextos eles devem ser utilizados.

Mas então, o que são os Guindastes?

Guindaste é um equipamento utilizado para realizar movimentação de cargas, utilizado em obras de construção, industrias, portos, entre outros. Basicamente, o guindaste contém uma grande torre com cabos e roldanas que ajudam a movimentar as cargas livremente. Alguns deles permitem até o deslocamento do equipamento com a carga içada, porém isso pode variar conforme peso da carga, capacidade do equipamento e a configuração utilizada.

Para selecionar o melhor tipo de guindaste é importante saber algumas informações como peso e dimensões da carga, altura e distância do posicionamento da carga e possíveis interferências. Alguns exemplos de tipos de guindastes são:

Guindaste aranha Guindaste industrial Guindaste articulado Guindaste traseiro Guindaste para terreno acidentado Guindaste sobre caminhão convencional Guindaste todo terreno Guindaste sobre esteira Guindaste sobre anel

Por existirem tantas opções, é recomendado que procure uma ajuda especializada. O tipo de obra, a duração, o terreno no qual o guindaste irá operar e muitos outros fatores, influenciam na escolha do mais adequado.

A capacidade máxima de um guindaste pode variar conforme seu modelo, alguns chegam a suportar mais de 1200 toneladas.

Como foi possível notar, esses equipamentos são muito grandes e sujeitos à abrasão, intempéries climáticas e mais. Por isso, optar por locadoras de guindastes é mais vantajoso do que investir nos veículos.

E o que são os Guindautos?

É um caminhão com um maquinário e na maioria das vezes um implemento tipo carroceria, ambos acoplados nos veículos. Este equipamento é capaz de içar grandes volumes com pesos razoáveis e realizar transporte de cargas. O maquinário acoplado, possui um sistema hidráulico, um braço articulado com gancho e é responsável pela carga e descarga de materiais.

Talvez você os conheça pelo título de “Munck”, uma denominação muito comum no ramo. Os guindautos, diferentemente dos guindastes, tem uma utilização bem mais ampla pelo seu menor tamanho e maior mobilidade. Eles podem ser usados em construção, carga e descarga de contêineres, transporte rodoviário, uso florestal e muitas outras situações.

Podemos concluir que a diferença entre guindastes e guindautos, está na capacidade de carga, ou seja, o guindaste possui uma capacidade de elevação e carga bem maior do que o guindauto, outra diferença é a altura que cada um pode proporcionar, além da mobilidade.

O importante é entender que antes de procurar por aluguel de máquinas pesadas, se deve encontrar alguém capacitado e certificado tecnicamente para executar qualquer que seja a operação que você irá fazer. Para isso, a Makro conta com profissionais qualificados e equipamentos disponíveis para operar em qualquer região do Brasil.

 
× Atendimento Comercial
pompy wtryskowe|cheap huarache shoes| bombas inyeccion|cheap jordans|cheap air max| cheap sneakers|wholesale jordans|cheap china jordans|cheap wholesale jordans