fbpx

Tecnologia Mobile na Gestão da Empresa

Como ser mais eficiente na gestão de logística?
junho 4, 2021
DDS Virtual
junho 16, 2021

A Makro Engenharia realizou um importante investimento em tecnologia mobile (com acesso via celulares, tablets e PDAs) para gestão de suas operações, incluindo manutenção, segurança, logística e contratos – tudo com um simples toque, em uma única tela. O chamado Makro Mobile foi desenvolvido junto a nossa área de tecnologia na especificação e validação do aplicativo. É o primeiro passo para o desenvolvimento de uma plataforma integrada entre a Makro Engenharia e seus clientes.

“Entendemos que em plena revolução 4.0, o equipamento não é mais o diferencial, mas sim a tecnologia de gestão, que está ganhando cada vez mais o mercado”, diz David Rodrigues, CEO da Makro Engenharia. “Queremos que nosso time interaja com diversas plataformas digitais, trazendo uma nova experiência e principalmente eficiência para o cliente”.

Segundo ele, apesar da motivação inicial do projeto ter sido a de padronizar e otimizar processos de operação e de suporte, foram identificados na fase de especificação do aplicativo, gargalos e problemas relacionados diretamente com os resultados operacionais, que impactam no cumprimento de metas e na performance de contratos. “Após 6 meses de utilização do aplicativo, já temos bons resultados e bem consolidados, principalmente na área de segurança e manutenção”.

Em segurança, o volume de registros pró ativos relacionados à situações de riscos, aumentou cerca de 25%, o que permitiu reduções nos índices de acidentes e danos materiais na ordem de 12% no período. Já em manutenção, houve um aumento no volume de checklists dos equipamentos na ordem de 15%, que permitiu uma redução de perdas por indisponibilidade mecânica de cerca de 10%.

De acordo com David Rodrigues, os principais diferenciais do aplicativo já nessa primeira fase, passam por garantir o cumprimento de rotinas, procedimentos operacionais e de segurança. “Ele nos dá visibilidade dos resultados e nas tomadas de decisões no curto prazo. Permite otimizar processos e recursos, nos dá confiabilidade dos dados na possibilidade de integrações com sistemas interligados da Makro, e obviamente, quanto ao valor agregado podemos oferecer aos nossos clientes visões em tempo real de suas operações”.

O acesso do aplicativo é restrito a operadores, equipes de segurança e manutenção, além de líderes e gestores. Já o portal Web está limitado aos pontos focais de cada área da Makro, que fazem os acompanhamentos e apuração dos resultados, para nortear as tomadas de decisões, além de, é claro, o acesso aos clientes para validação diária dos boletins de medição.

No módulo de medição e contratos, o operador efetua o lançamento diretamente no app com a assinatura online do cliente que tem acesso ao portal web, para validar as informações que são checadas pelo backoffice da Makro. Posteriormente, a medição consolidada é enviada para aprovação do cliente.

“Em linhas gerais, com a utilização do aplicativo, explica o CEO da Makro Engenharia, “temos a possibilidade de mensurar diariamente informações relacionadas aos principais indicadores de segurança, operação, manutenção e logística”. O que permite avaliar o resultado de uma simples “blitz operacional”, até a apuração diária das medições por equipamento/contrato com validação online do cliente através do portal Web.

“Nesta primeira fase do aplicativo, o maior objetivo foi dar maior celeridade no acompanhamento de nossas rotinas operacionais e dos resultados obtidos, permitindo uma análise mais rápida, segura, e uma tomada de decisão mais assertiva, tendo em vista que as informações que circulam no aplicativo, são alimentadas diariamente e convertidas em indicadores dentro de cada unidade de negócio”.

× Atendimento Comercial