fbpx

Montagem de Virolas

Operação referente a montagem das virolas do moinho horizontal na localizado na região norte do Brasil, cujo principal objetivo será processar o minério para extração de cobre.

Um dos pontos críticos a se destacar foi todo o processo de mobilização dos acessórios e do equipamento Liebherr LR 1400/2, pois tratava-se de um guindaste treliçado sobre esteira em uma configuração de grande porte com 77m de lança.

Outro desafio importante foi diminuir o tempo de montagem do primeiro moinho para otimizar o processo de montagem do segundo, com intuito de garantir a satisfação do cliente.

Com toda solução técnica e empenho da equipe (operador, ajudantes e rigger) o primeiro moinho composto por 4 virolas, foi montado em tempo recorde no Brasil levando 4 dias para ser montado, visto que o tempo de montagem dos anteriores era de 2 semanas, garantindo segurança e excelência para o cliente.


  1. Restauração de Pilar Offshore

O principal desafio para realizar essa atividade com o Guindaste Fuwa QUY250 foi o fato de ser uma operação offshore (fora da costa, ou, em alto mar), dessa forma foi necessário fixar o guindaste sobre a balsa. O segundo ponto refere-se à altura do pilar principal, que possui aproximadamente 98m de altura.

A atividade principal do guindaste era auxiliar na concretagem do pilar principal e de outros três pilares secundários.

Apesar da carga ser considerada de peso leve (pequenos silos com concreto), a operação foi considerada como uma atividade de risco elevado, uma vez que seria realizada sobre balsas.

Vale ressaltar ainda a dificuldade para a montagem do guindaste sobre a balsa, uma vez que se tornou inviável a movimentação do guindaste até o local com a lança erguida.


  1. Troca de Aérogerador a 80m de altura

Operação referente a manutenção preventiva nos componentes do aerogerador em torre eólica de 80m de altura (hub hight) em Simões-PI.

Entre os principais desafios para esta operação foi o posicionamento e montagem do equipamento Liebherr LTM 11200-9.1, pois o crane pad (plataforma de trabalho) estava cercado por taludes de aproximadamente 10m de altura, com apenas um local para acesso dos equipamentos e montagem da lança e jib, visto que a lança telescópica T7 e cavalete (100m) é transportada por uma linha de 10 eixos.

Outro ponto crítico era a definição da velocidade máxima do vento da operação de retirada do rotor, pois devido sua área da superfície de ataque ser de 448m² e por tratar-se de um guindaste AT com lança telescópica, não era possível realizar o içamento seguindo a velocidade máxima da tabela de carga (9.0 m/s).


  1. Montagem de Regenerador em Siderúrgica

Operação referente à montagem de um dos módulos do regenerador do auto-forno de uma Siderúrgica no nordeste do país. Um dos principais desafios da operação foi a mobilização dos acessórios e do Guindaste LR 1750, pois o acesso para o local de montagem do equipamento possui várias interferências durante o percurso.

Foi realizado um estudo de road survey, cujo objetivo era viabilizar o processo de mobilização, que contava com o total de 24 conjuntos transportadores, garantindo a integridade das cargas (acessórios), segurança dos envolvidos da operação e garantindo a eficiência no prazo de mobilização e montagem da LR 1750.

Outro ponto crítico a se destacar foi o solo, pois no local de patolamento da LR1750 estava todo desnivelado e sem condições para suportar a pressão no solo.


  1. Montagem de Viaduto

Operação com Guindsate Sany SCC 2500C para montagem de viaduto com vigas pesando 104t e medindo 40m de comprimento.

Entre os empecilhos para esta operação, se destaca o nivelamento e compactação do solo para suportar a pressão máxima exercida no solo, visto que o terreno não estava adequado para operação. 

Um dos pontos importantes a ser destacado foi a solução técnica definida, que seria encontrar uma maneira para diminuir o raio operacional e consequentemente a capacidade do equipamento, tornando uma operação mais viável para o cliente, uma vez que as vigas estavam distantes de onde iam ser montadas.

agosto 4, 2021

5 operações que marcaram o ano de 2020

Montagem de Virolas Operação referente a montagem das virolas do moinho horizontal na localizado na região norte do Brasil, cujo principal objetivo será processar o minério […]
× Atendimento Comercial