fbpx
Blitz de Segurança Operacional – S11D
abril 15, 2021
Como ser mais eficiente na gestão de logística?
junho 4, 2021
Show all

Uma operação na Terra dos Bons Ventos

No momento atual, em que a pandemia exige que as pessoas permaneçam grande parte do tempo em suas casas e,
portanto, consumam mais energia, a garantia de fornecimento é fundamental. No município de Aracati (em tupi-guarani, “Terra dos Bons Ventos”), localizado a 150 Km da capital do Estado do Ceará, a Makro Engenharia acaba de concluir uma importante operação junto à multinacional brasileira WEG no parque eólico do município.

O escopo da atividade era a manutenção no gerador do aerogerador AGW 110-2.1 a uma altura de 120 metros. Para garantir eficiência e segurança durante a operação, foi dimensionado um guindaste treliçado sobre esteiras de 750 toneladas (Liebherr LR 1750) e um equipamento telescópico sobre pneus de 220 toneladas (Grove GMK 6220L) para auxiliar no rabicho do conjunto rotor e do gerador.

O equipamento Liebherr LR1750 usou a configuração SL8DHS com comprimento de lança SL8 133 m, derrick de 31.5 m e jib fixo de 6 m para retirada do conjunto rotor com diâmetro de 110 m e pesando aproximadamente 57.0 t. Essa configuração foi essencial para este tipo de operação por permitir uma maior velocidade admissível de vento, lembrando que o Nordeste é a região com maior incidência de vento do país.

O momento mais crítico foi a retirada do conjunto rotor, pois havia a necessidade de se considerar dois fatores impactantes no quesito segurança operacional da atividade: o peso do rotor e sua área de superfície exposta ao vento (Aw), em torno de 371m².

Foi uma operação desafiadora, em paticular pelo peso envolvido. Somente para o levantamento e depósito da lança, foi preciso 320.0 t de contrapeso no ballast flutuante e, no patolamento foi necessária a utilização de pranchões de madeira para diminuir a pressão final que o equipamento LR1750 exercia no solo.

Ao final, a operação foi bem sucedida, a despeito da pandemia, que exigiu, além dos altos padrões de qualidade e segurança requeridos pelo cliente, o atendimento aos protocolos de saúde indispensáveis no momento atual.

× Atendimento Comercial