A energia eólica continua em expansão no Brasil. Com cerca de 750 parques eólicos e mais de 8.800 turbinas eólicas espalhadas pelo território brasileiro, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a energia gerada a partir da força dos ventos representa cerca de 11% na composição da matriz elétrica brasileira.
Os aerogeradores ou turbinas eólicas podem chegar a 14MW de potência para o mercado offshore e podendo chegar a 6MW no mercado onshore. Nosso Makro News de hoje vai falar sobre isso. Continue lendo e descubra os principais componentes de uma turbina eólica.
Atualmente existe uma diversidade de turbinas eólicas no mercado com distintas capacidades de produção energética, dependendo das características do local de instalação e atendendo as especificações das demandas energéticas, onde são classificadas de acordo com sua produção de energia como pequena (potência nominal menor que 500kW), média (entre 500kW a 1000kW) e grande (maior que 1MW) de acordo com a legislação da ANEL.
Nessa publicação vamos falar um pouco das turbinas TEEH (turbinas eólicas de eixo horizontal) e seus principais componentes. Existem diversos tipos, mas todos utilizam a mesma estrutura básica e componentes no seu funcionamento, são eles:
Torre
É a maior parte da turbina eólica, é a estrutura que sustenta o rotor e nacelle, em uma altura ideal para captação de ventos. As torres podem ser de aço, concreto ou híbridas dependendo do aerogerador, podendo atingir até 260m de altura, como é o caso da Hiliade-X, maior turbina eólica offshore em operação localizada no Porto de Rotterdam na Holanda.
Pás
Utilizam os mesmos perfis aerodinâmicos das asas dos aviões que criam a força de sustentação necessária para realizar o movimento, podendo chegar a 100m de comprimento.
Hub
Conhecido popularmente como “nariz” do aerogerador, responsável por conectar as blades e transferir o movimento da mesma para eixo central. A união desses dois componentes (hub e blades) é chamado de conjunto rotor ou rotor-hub, dependendo do tipo do aerogerador esses componentes podem ser montados separadamente ou acoplados. O diâmetro desses rotores pode chegar a 170m, sendo que quanto maior o conjunto rotor mais energia ele será capaz de produzir.
Nacelle
Dependendo do tipo da turbina é o componente mais pesado, podendo chegar a 111t, nela está instalada alguns de seus principais componentes como é o caso do gerador, caixa multiplicadora ou gearbox, sistema yaw, mancais, sistema eletrônico e hidráulico.
Caixa de Transmissão ou Gearbox
Transforma as rotações que as pás transmitem ao eixo de baixa velocidade, também chamado de low shaft speed, para o eixo de alta rotação ligado ao gerador.
Gerador
Podemos dizer que é um dos componentes essenciais, ele é responsável por converter a força mecânica de rotação do eixo em energia elétrica.
Fonte: