O grande desafio das empresas na área de logística, não é somente entregar o que foi contratado, os desafios vão muito além. Existem muitos fatores atrelados ao cumprimento do prazo e a satisfação do cliente.
A gestão de logística moderna, deve se atualizar continuamente sobre as melhores práticas, enxugar os custos, investir em tecnologia e potencializar a produtividade da frota no mercado que está cada vez mais competitivo.
A frota brasileira registrou, de acordo com IBGE (2018), nos últimos 10 anos, um aumento de 77% na quantidade de veículos no país. Com o aumento do e-commerce, o meio rodoviário está sendo mais utilizado. A circulação nas estradas é cada vez maior e os prazos de entrega estão cada vez menores e mais desafiadores.
O conceito de Internet das Coisas – ou IoT do Inglês, Internet of Things – É algo muito falado atualmente em todas as áreas como na indústria, construção civil e transportes.
O conceito de conectar várias coisas pela internet, tem sido um divisor de águas da velha gestão de logística (controle no papel) com a gestão moderna e inteligente, com uma análise de dados e tomadas de decisões em tempo real.
A inovação tecnológica no setor de logística, tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Esse novo avanço realmente melhorou o resultado na gestão de frota.
Usando Internet das Coisas (IoT), apresentamos 3 aplicações que usamos esse conceito, para garantir a satisfação do nosso cliente com o serviço e o prazo acordado:
Segurança, é a nossa prioridade, pois a vida não tem preço.
A Makro, possui a frota monitorada com sistema de telemetria, que alerta se o motorista está cumprindo todos os parâmetros de segurança e dirigibilidade do veículo (limites de velocidade, aceleração, freada e RPM). As principais causas de acidente é o excesso de velocidade, cansaço e distração ao volante. Para aumentar a segurança nas nossas operações.
A Makro, adquiriu um dos mais novos e mais modernos sistemas, o sensor de direção segura. O sistema informa ao gestor e aos motoristas situações de sonolência, uso de celular, uso de cigarro, dentre outras situações de risco para parada do veículo, evitando acidentes.
A gestão de logística, sabe que é melhor evitar um problema no caminhão do que parar para corrigi-lo, com isso, nossos planos de manutenção preventiva, são bem elaborados e bem executados, para garantir uma maior confiabilidade, produtividade e rentabilidade da frota, sem paralisar as suas operações e/ou atrasar o prazo de entrega do nosso cliente. O sistema de telemetria integrado à rede CAN (Controller Area Network), e aos sensores do veículo faz diagnóstico e envia os eventos para manutenção do veículo como evento de baixa pressão do óleo do motor, temperatura do líquido de arrefecimento e tensão da bateria.
Investimos em software de gestão de logística, para traçar e monitorar a rota ideal e autorizada pelos órgãos responsáveis, controlando o tempo de deslocamento e paradas. A área de CCO (Centro de Controle Operacional), utiliza o software e age para garantir aderência ao que foi planejado para cumprimento do trajeto.
A transparência, é um fator primordial, pensando nisso nossa área de CCO compartilha a localização e movimentação do veículo no sistema, para o cliente acompanhar em tempo real a sua carga através de reports.