fbpx

Makro e a Indústria 4.0

A Evolução da Energia Eólica
maio 13, 2022
O Que Você Entende Por Engenharia de Movimento?
maio 27, 2022

Makro e a indústria 4.0
A Makro Engenharia tem a expertise em montagem de construções modulares, que é o conceito mais moderno no ramo da construção civil e indústria 4.0. Em 2022, a Makro participou da maior obra modular da América Latina, com cerca de 48.000m² e com um total de 28 prédios de dois andares, que fica localizada no maior complexo de mineração do mundo no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.
Também neste ano, estamos atuando na obra do maior hospital do estado do Ceará, o Hospital Universitário com cerca de 79,5 mil m² que fica localizado em Fortaleza. Nesse projeto utilizamos três guindastes com lança treliçada e sobre esteira, sendo dois guindastes com capacidade 250 toneladas e um com capacidade de 200 toneladas, realizando o serviço de movimentações e montagens de estruturas pré-moldadas de concreto com um peso total de até 15 toneladas.
A importância da engenharia de movimento nesse mercado é graças as movimentações das peças que são encaixadas e montadas. Guindastes como os RT (Rough Terrain Crane) e Guindastes sobre Esteiras são ideais para esse tipo de serviços já que suas capacidades e sua estabilidade em terrenos irregulares, facilitam a montagem e movimentações dessas peças.

O que é indústria 4.0?
O conceito de Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial veio a público pela primeira vez em 2011, na feira de tecnologia que ocorre anualmente em Hannover na Alemanha. A indústria 4.0 engloba uma visão mais futurista da indústria, com descentralização do controle de processos e disseminação de dispositivos inteligentes, está ligado a um aspecto em relação ao uso da tecnologia, que eleva a automatização para um patamar bem acima do que era conhecido transformando a maneira de como as máquinas se comunicam e usam as informações para otimizar o processo de produção promovendo economia de custos, agilidade e autonomia.

O que são construções modulares?
É um método de construção civil onde utilizam módulos pré-fabricados em linha de montagem que são instalados nas obras. Os materiais que são utilizados nesses módulos podem variar de acordo com a obra envolvendo materiais como madeira, vidro, aço, concreto e muito mais.
O surgimento dessas construções foi graças a evolução tecnológica que trouxe a agilidade, economia, segurança e redução na geração de resíduos, desse modo essa técnica de construção modular no Brasil gerou um interesse nas construções das grandes indústrias reduzindo o prazo de entrega da obra e gerando uma grande economia.

A indústria 4.0 Atualmente
Atualmente nas construções modulares existem recordes em construções, com uma casa erguida em menos de 24 horas isso é possível graças aos módulos que são pré-fabricados e se encaixam como se fossem peças de LEGO®️.

Referências Bibliográficas: https://opuscm.com.br/
https://www.lafaetelocacao.com.br/artigos/construcao-modular/
https://www.weg.net/tomadas/blog/arquitetura/entenda-como-funciona-a-construcao-modular/

× Atendimento Comercial